quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

CEIA VEGETARIANA

Esta é uma Ceia de Natal Vegetariana completa, totalmente adequada ao nosso clima tropical. Cheia de cor, sabor, sem deixar de lado a saúde e a ética.

Entradas:
Sopa fria de beterraba com creme azedo de tofu
Salada de salsão, maçã e nozes
Salada de rúcula com manga e endro

Acompanhamentos:
Tomates recheados com Risoto de Arroz Negro
Vegetais Assados ao azeite e alecrim

Pratos Principais:
*Assado perfumado de nozes, ao molho de cogumelo paris.
*Moranga com palmito ao leite de coco

Sobremesas:
*Frutas tropicais
*Maçãs recheadas
*Sorbet de Damasco e Maracujá

Bebida:
*Suco de abacaxi com gengibre e cardamomo


Sopa Fria de Beterraba
Sopa com toque adocicado, ideal para dias quentes. Sirva como entrada das refeições.
Ingredientes:
400 g de beterrabas; 1 cebola; 2 dentes de alho; 1 talo de salsão; 1 cenoura; 1 folha de louro; Sal a gosto; Água o suficiente; 1 colher (sobremesa) de óleo.
Modo de Preparo:
Descasque e rale as beterrabas. Reserve. Raspe e rale a cenoura. Reserve. Em uma panela de pressão coloque o óleo e a cebola picada. Refogue até ficar transparente. Adicione o alho picado e o salsão, mexendo por um minuto. Adicione a cenoura e as beterrabas raladas, mais a folha de louro, mexa mais um minuto. Cubra com água, feche a tampa e aguarde formar a pressão. Cozinhe por cinco minutos. Retire a folha de louro, bata a sopa no liquidificador e tempere com sal a gosto. Se necessário ajuste a quantidade de água para acertar a textura a seu gosto. Sirva gelada, acompanhando cada prato com uma colherada de creme azedo.

CREME AZEDO DE TOFU
Ingredientes:

200g de tofu extra soft; Suco de 1 limão; 1 colher (chá) de vinagre de maçã; 1 colher (chá) rasa de sal.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes em mini processador ou liquidificador até formar um creme homogêneo. Mantenha em geladeira até a hora de servir.

SALADA DE SALSÃO, MAÇÃ E NOZES
Ingredientes:
2 maçãs Gala ou Fuji; 1 xícara (chá) de talos de salsão; ½ xícara (chá) de nozes; 1 limão; 1 pé de alface crespa; ½ xícara (chá) de hortelã fresca; Folhas pequenas de repolho roxo.
Modo de Preparo:
Retire as sementes das maçãs e pique em cubos pequenos. Retire os fios dos talos de salsão e corte em fatias. Misture ambos com o suco do limão. Adicione as nozes grosseiramente picadas, as folhas de hortelã e a alface rasgada. Sirva cada porção sobre uma folha pequena de repolho roxo.

SALADA DE RÚCULA COM MANGA E ENDRO
O doce da manga contrasta bem com o picante da rúcula. O endro pode ser substituído pelas sementes de erva doce.
Ingredientes:
1 maço de rúcula; 1 manga plamer; 2 colheres (chá) de semente de endro.
Modo de Preparo:
Descasque e corte a manga em pedaços. Misture com a rúcula (prefira maços com as folhas mais novas) e as sementes de endro. Conserve em geladeira até o momento de servir.

TOMATES RECHEADOS COM RISOTO DE ARROZ NEGRO
O arroz negro é uma variedade integral desenvolvida pelo CATI e cultivada em Pindamonhangaba. Com cerca de 30% mais nutrientes que o arroz integral comum, é um ingrediente nobre, para ser usado em ocasiões especiais. Ideal para o preparo de risotos, combina muito bem com oleaginosas (nozes, castanhas, etc).
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz negro; 3 cebolas; óleo o quanto baste; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 colher (café) de cominho; 10 tomates; 4 xícaras (chá) de água; 3 colheres (sopa) cheias de azeite extra virgem; 1 colher (chá) cheia de sal.
Modo de Preparo:
Misture o azeite, a canela e o cominho. Reserve. Coloque em uma panela de pressão - em fogo alto - o arroz negro, a água e sal. Tampe e, quando formar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Esfrie a panela, destampe e adicione o azeite temperado. Reserve. Corte as cebolas em fatias finas e separe os anéis. Cubra o fundo de uma panela com óleo, esquente e frite os anéis de cebola aos poucos para que fiquem bem secos e dourados. Escorra em papel absorvente e repita até terminar. Misture as cebolas fritas com o arroz. Reserve. Retire as tampas e o miolo dos tomates (*não jogue fora, congele e utilize posteriormente no preparo de molhos*) - se o tomate não permanecer facilmente em pé, retire também uma pequena fatia da base com o cuidado de não o furar. Recheie cada tomate com uma porção de arroz, fazendo com que o mesmo cubra a borda do tomate. Unte uma fôrma, coloque os tomates e cubra com papel alumínio. Leve ao forno quente pré aquecido por 15 minutos logo antes de servir.

VEGETAIS ASSADOS AO AZEITE E ALECRIM
Esse prato pode ser variado colocando-se no lugar da beringela ou postas do miolo de jaca verde cozida ou proteína de soja hidratada e salgada. Algas podem variar o sabor, também. Se quiser preparar com antecedência e congelar, interrompa o cozimento após retirar o papel alumínio, resfrie e congele. Quando quiser servir, descongele e termine o processo no forno, adicionando as couves ao final. Não despreze a casca da batata: ela é uma ótima fonte de ferro! Apenas lembre de incluir na refeição uma fonte de vitamina C para melhor aproveitar esse mineral.
Ingredientes:
2 folhas grandes de couve-manteiga; azeite de oliva; pimenta do reino; sal; 2 ramos de alecrim fresco; 1 tomate; 1 cebola; 6 batatas médias; 1 pimentão verde; 1 pimentão vermelho; 2 espigas de milho; 1 berinjela.
Modo de Preparo:
Retire alguns filetes da casca da berinjela, mantendo boa parte da mesma. Corte em cubos grandes ou filetes, adicione um punhado de sal, cubra com água e deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes. Cozinhe as espigas de milho em panela de pressão por 5 minutos após ferver, com uma pitada de sal. Corte em rodelas grossas. Higienize as batatas com o auxílio de uma escovinha e deixe de molho em água com hipoclorito ou vinagre. Corte rodelas, mantendo as cascas. Corte o tomate em cubos pequenos, a cebola em pétalas, os pimentões em rodelas e retire as folhas do alecrim. Escorra a água da berinjela e misture todos os ingredientes (exceto a couve), temperando com sal, pimenta do reino e azeite o suficiente para untar todos os vegetais, colocando em uma fôrma coberta com papel alumínio. Leve ao forno quente pré aquecido por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos ou até dourar. Retire do fogo e misture com as folhas de couve rasgadas.

ASSADO PERFUMADO DE NOZES, AO MOLHO DE COGUMELO PARIS
Prato rico em ômega três (nozes, linhaça e espinafre), fibras. Substitui com perfeição qualquer preparação a base de nozes. Celíacos podem substituir o pão amanhecido por um mix de farinha de milho e mandioca, na mesma proporção.
Ingredientes:
225 g de nozes e castanhas variadas; 110 g pão (vegano) amanhecido; 2 colheres (sopa) de óleo vegetal; 2 cebolas; 3 tomates; 2 colheres (sopa) de extrato de tomate; 1 colher (sopa) de linhaça moída; 100 g de damasco seco; sal; pimenta do reino; noz moscada; cravo da ìndia; 1 maço de espinafre; 1 dente de alho.
Modo de Preparo:
Coloque as nozes em um processador ou liquidificador até ficarem com a consistência de farofa. Faça o mesmo com o pão amanhecido. Misture e reserve. Refogue a cebola no óleo até ficar macia. Junte os damascos picados e o tomate sem semente picado e cozinhe por mais 5 minutos ou até que o excesso de liquido tenha evaporado. Junte o extrato de tomate. Adicione a mistura de nozes, tempere com um pouco de pimenta, noz moscada, cravo (pique ou moa o cravo antes de adicionar), a linhaça e mexa: a mistura deve ficar úmida mais não encharcada (como uma massa de croquete). Desligue e reserve. Cozinhe as folhas de espinafre no vapor até ficarem macias. Misture com o alho picado, sal a gosto e um fio de azeite. Sobre um filme plástico espalhe a massa de nozes, coloque o recheio de espinafre no meio e dê o formato de rolo com a ajuda do filme, fechando as pontas. Transfira para uma fôrma untada e asse em forno quente pré aquecido até dourar. Sirva quente, com o molho de cogumelos.

MOLHO DE COGUMELOS
Ingredientes:
250 g de cogumelos paris frescos; 1 colher (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) de salsinha bem picada; 1 xícara (chá) de vinho branco seco ou champagne; 1 colher (chá) cheia de amido de milho; Sal a gosto.
Modo de Preparo:
Refogue os cogumelos no azeite até que comecem a soltar um pouco de água. Adicione a salsinha e o sal. Dilua o amido no vinho branco e adicione, mexendo sempre até engrossar.

MORANGA COM PALMITO AO LEITE DE COCO
O recheio pode ser variado substituindo-se o palmito por vários tipos de cogumelos como shiitake, shimeji e pleurotus.
Ingredientes:
1 moranga média; 1 vidro de palmito em conserva; 1 cebola; 1 colher (chá) de gordura de coco ou óleo; 200 ml de leite de coco; 100 ml de água; 1 colher (chá) de molho de pimenta; 1 colher (sopa) rasa de coentro fresco; sal.
Modo de Preparo:
Processe a cebola e a metade do palmito até quase virarem um purê. Coloque na panela a gordura de coco. Assim que derreter, adicione essa mistura de cebola e palmito. Refogue por dois minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Adicione o restante do palmito picado, o molho de pimenta, o leite de coco, água e sal a gosto. Quando ferver, adicione o coentro. Cozinhe até adquirir uma textura de creme. Reserve. Abra a moranga (guarde a "tampa"), retire as sementes e cozinhe ou no vapor até ficar al dente ou em microondas por 7 minutos em potência alta. Recheie com a mistura de palmito, recoloque a tampa e leve ao forno quente pré aquecido até que a casca adquira brilho.,

MAÇÃS NATALINAS
Essas maçãs ficam com gosto de panetone, mas sem pesar após a ceia.
Ingredientes:
2 maçãs Gala ou Fuji; 2 colheres (chá) de uvas passas pretas sem semente; 2 colheres (chá) de frutas cristalizadas; 2 colheres (chá) de açucar mascavo; 1 colher (chá) de rum; 1 colher (café) de essência de baunilha; 1 colher (chá) de raspas de limão e laranja; 2 colheres (chá) água.
Modo de Preparo:
Mistures as passas, frutas cristalizadas, açúcar mascavo, rum, baunilha, raspas e água. Reserve. Retire o miolo das maçãs, recolocando apenas um pedaço do fundo para que o recheio não escape. Divida o recheio entre as maçãs. Asse em forno microondas por 3 minutos em potência alta. Caso queira fazer mais maçãs, multiplique a quantidade de ingredientes e asse em forno convencional coberto com papel alumínio, até que fiquem macias. Sirva quente.

SORBET DE DAMASCO E MARACUJÁ
Esse sorbet, além de ser uma opção gelada sem gordura ou açúcar, tem a função de limpar o paladar entre os pratos salgados e a sobremesa. É também uma opção refrescante para diabéticos. Caso deseje uma opção mais doce, adicione à mistura inicial 4 colheres (sopa) de alimento a base de glucose de milho ("Karo"). Sorveteiras elétricas podem ser utilizadas ao invés da batedeira e os intervalos no freezer.
Ingredientes:
200 g damascos secos; 600 ml de água; 4 colheres (sopa) de suco de limão; ½ xícara de suco de laranja; ½ xícara de suco de maracujá.
Modo de Preparo:
Ferva a água, abaixe o fogo e adicione os damascos secos. Cozinhe em panela tampada por 15 minutos. Separe 500 ml (2 xícaras) da água e despreze o restante (se necessário, complemente com água filtrada). Bata no liquidificador os damascos, a água do cozimento, os sucos dos limões, laranjas e maracujá*. Coloque em uma tijela e leve ao freezer por 1 hora. Bata em batedeira e volte ao freezer. Repita esse processo mais 3 ou 4 vezes, a cada hora (para facilitar, raspe com uma colher antes de bater).
*Foram utilizados 3 limões pequenos (espremer), 2 laranjas (espremer) e 2 maracujás grandes (retirar as sementes pulsando no liquidificador e depois coando) para obter os sucos.
A receita da bebida vc encontrar no site de Renata Octaviani em:
http://www.vegvida.com.br/

Nenhum comentário: